243
ProaceVerso_pt_Chap06_conduite_ed2019_V02
Desactivação/Activação do
alerta e da travagem
Por defeito, em cada arranque, a função é activada automaticamente.
Sistema de travagem autónoma de emergência com detecção de peões
No caso de o condutor não travar com força suficiente para evitar o acidente, este sistema completará a travagem.Esta travagem apenas ocorre se efectuar uma pressão no pedal de travão.
Em caso de anomalia, é informado através da visualização desta luz avisadora acompanhada por um sinal sonoro e por uma mensagem.Contacte um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou outro profissional devidamente qualificado e equipado.
Anomalia de funcionamento
A câmara pode ser perturbada ou não funcionar nas seguintes situações:- más condições de visibilidade (iluminação insuficiente do solo, queda de neve ou de chuva, nevoeiro, ...),- encandeamento (luzes de um veículo que circule em sentido inverso, sol de frente, reflexos em solo molhado, saída de túneis, alternância entre sombras e luzes, ...),- zona do pára-brisas situada em frente à câmara: suja, embaciada, congelada, com neve, danificada ou tapada com um autocolante.O funcionamento do radar, situado no pára-choques dianteiro, pode ser perturbado em determinadas condições climáticas, exemplos: acumulação de neve, de gelo, de lama, ...
Com sistema de áudio ou ecrã tátil
Este sistema pode ser desativado ou ativado através do menu de configuração do veículo.
6
Condução
245
ProaceVerso_pt_Chap06_conduite_ed2019_V02
Aviso de saída de faixa de rodagem
Com sistema áudio
Activação/Desactivação
F Pressione este botão, a respectiva luz avisadora acende-se e o sistema é activado.
F Pressione este botão, a
respectiva luz avisadora apaga-se e o sistema é desactivado.
Para activar o sistema:
Para desactivar o sistema:
A activação ou desactivação da função é efectuada pelo menu de configuração do veículo.
Sistema que reconhece as linhas contínuas ou descontínuas, situadas nas vias de circulação, através de uma câmara e acciona um alerta de caso de desvio do veículo.Se a luz de mudança de direcção não for activada a uma velocidade superior a 80 km/h e se verificar um risco de transposição involuntária das linhas no solo, o sistema acciona o alerta.A utilização deste sistema é, principamente, ideal nas auto-estradas e vias rápidas.
Detecção - Alerta
O alerta é dado pela luz avisadora que acende de forma intermitente no painel de instrumentos, acompanhada por um sinal sonoro.
Não é transmitido nenhum alerta quando a luz de mudança de direcção estiver activada e durante cerca de 20 segundos após a desactivação da luz de mudança de direcção.
O sistema de Aviso de Saída de Faixa de Rodagem não pode em circunstância alguma substituir a atenção necessária por parte do condutor.É necessário respeitar o código da estrada e efectuar uma pausa a cada duas horas.
6
Condução
247
ProaceVerso_pt_Chap06_conduite_ed2019_V02
Alerta da concentração do condutor
O sistema é reinicializado se se verificar uma das condições seguintes:- motor em funcionamento, veículo imobilizado há mais de 15 minutos,- ignição desligada há alguns minutos,- cinto de segurança do condutor removido e a respectiva porta aberta.
Quando a velocidade do veículo for inferior a 65 km/h, o sistema é colocado em standby.O tempo de deslocação é novamente contabilizado a partir do momento em que a velocidade for superior a 65 km/h.
Este sistema não pode, em caso algum, substituir a vigilância do condutor.Não conduza se se sentir cansado.
O sistema acciona um alerta assim que detectar que o condutor não efectua nenhuma pausa há mais de duas horas de condução a uma velocidade superior a 65 km/h.
É recomendado que efectue uma pausa assim que se sentir cansado ou, pelo menos, a cada duas horas.Dependendo da versão, o veículo tem apenas o "Sistema de aviso de tempo de condução" , ou tem este combinado com o "Alerta da concentração do condutor".
Aviso de tempo de
condução
Activação/Desactivação
Este alerta traduz-se na visualização de uma mensagem que lhe propõe que seja efectuada uma pausa, acompanhada por um sinal sonoro.Se o condutor não seguir esta recomendação, o alerta é repetido todas as horas até à paragem do veículo.
Com sistema de áudio ou ecrã tátil
A ativação ou a desativação da função é efetuada através do menu de configuração do veículo.
6
Condução
250
ProaceVerso_pt_Chap06_conduite_ed2019_V02
Não será apresentado nenhum alerta nas seguintes condições:- na presença de objectos imobilizados (veículos estacionados, guias de segurança, postes de iluminação, painéis...),- com veículos no sentido de circulação inverso,- em condução numa estrada sinuosa ou em caso de curvas pronunciadas,
- em caso de ultrapassagem de um (ou por um) veículo demasiado longo (camião, autocarro...) que seja detectado simultaneamente numa zona de ângulo morto atrás e esteja presente no campo de visão do condutor à frente,- em caso de circulação muito densa: os veículos, detectados à frente e atrás, são confundidos com um camião ou objecto fixo,- aquando de uma manobra de ultrapassagem rápida.
A activação ou desactivação da função é efectuada pelo menu de configuração do veículo.
Activação/Desactivação
F Pressione este botão, a respectiva luz avisadora acende-
se e o sistema é activado.
F Pressione este botão, a respectiva luz avisadora apaga-se e o sistema é desactivado.
Para activar o sistema:
Para desactivar o sistema:
Com sistema áudio
Condução
253
ProaceVerso_pt_Chap06_conduite_ed2019_V02
Sensores de auxílio ao
estacionamento dianteiros
Como complemento dos sensores de auxílio ao estacionamento traseiros, os sensores de estacionamento dianteiros activam-se quando um obstáculo é detectado na parte da frente e a velocidade do veículo permanece inferior a 10 km/h.Os sensores de auxílio ao estacionamento dianteiros são interrompidos se o veículo parar durante mais de três segundos em marcha para a frente, se não existirem obstáculos detectados ou se a velocidade do veículo ultrapassar os 10 km/h.
Desactivação/Activação
A desactivação ou a activação da função é efectuada pelo menu de configuração do veículo.
O som difundido pelo altifalante (dianteiro ou traseiro) permite determinar se o obstáculo se encontra na parte da frente ou na traseira.
A função será desactivadas automaticamente em caso de utilização de um reboque ou de montagem de um porta-bicicletas no engate de reboque (veículo equipado com um engate de reboque instalado de acordo com as preconizações da Toyota).
Ao engrenar a marcha-atrás e consoante o equipamento do seu veículo, em caso de anomalia:
Contacte um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou outro profissional devidamente qualificado e equipado.
Esta luz avisadora acende-se e é apresentada uma mensagem, acompanhada por um sinal sonoro.
A luz avisadora deste botão acende-se de forma intermitente e é apresentada uma mensagem, acompanhada por um sinal sonoro.
Com mau tempo ou no Inverno, assegure-se de que os sensores não se encontram cobertos de lama, gelo ou neve. Ao engrenar a marcha-atrás, um sinal sonoro (bip longo) indica que os sensores podem estar sujos.Determinadas fontes sonoras (motorizada, camião, martelo pneumático...) podem accionar os sinais sonoros dos sensores de estacionamento.
Lavagem de alta pressão
Aquando da lavagem do seu veículo, não coloque a pistola a menos de 30 cm dos sensores uma vez que existe um risco de os deteriorar.
Anomalia de funcionamento
Com sistema de áudio ou ecrã tátil
A desativação e a ativação são efetuadas através do menu de configuração do veículo.
6
Condução
260
ProaceVerso_pt_Chap06_conduite_ed2019_V02
Anomalia de
funcionamento
A luz fixa ou a piscar do sistema de aviso de pressão dos pneus, acompanhada do acender da lâmpada de aviso de Manutenção indica uma avaria no sistema.
Neste caso, a monitorização da pressão dos pneus, já não é assegurada. Faça a verificação do seu veículo num concessionário ou reparador Toyota autorizado ou outro profissional devidamente qualificado e equipado.
Antes de qualquer inter venção no sistema, é necessário verificar a pressão dos quatro pneus e, em seguida, reinicializá-lo.
Com sistema de áudio ou ecrã tátil
A reinicialização é efetuada através do menu de configuração do veículo.
Condução
266
Modo economia de energia
Sistema que gere a duração de certas funções para preser var uma carga suficiente da bateria. Depois da paragem do motor, são ainda utilizáveis, por um período acumulado máximo de cerca de quarenta minutos, funções como o sistema áudio e a telemática, os limpa-vidros, os médios, as luzes de cortesia, etc.
Entrada no modo
Uma mensagem de entrada em modo
economia de energia aparece no ecrã do painel de instrumentos e as funções activas são postas em suspenso.Se uma comunicação telefónica tiver sido iniciada ao mesmo tempo, esta será mantida durante cerca de 10 minutos com o kit mãos-livres do seu auto-rádio.
Saída do modo
Essas funções serão reactivadas automaticamente na próxima utilização do veículo.Para utilizar imediatamente estas funções, ligue o motor e deixe-o funcionar:- menos de dez minutos, para dispor de equipamentos durante cerca de cinco minutos,- mais de dez minutos, para as conser var durante cerca de trinta minutos.Respeitar os tempos de arranque do motor para garantir um carregamento correcto da bateria.
Não utilizar de forma repetida e continuar o novo arranque do motor para recarregar a bateria.Uma bateria descarregada não permite o arranque do motor.Para mais informações sobre a Bateria de 12 V, consulte a rubrica correspondente.
Modo de corte de
energia
Sistema que gere a utilização de determinadas funções em relação ao nível de energia restante na bateria.Com o veículo em movimento, o corte de energia neutraliza temporariamente algumas funções, tais como o ar condicionado, a descongelação do óculo traseiro...As funções desactivadas são reactivadas automaticamente assim que as condições o permitirem.
Informações práticas
268
Na Toyota, pode encontrar igualmente produtos de limpeza e de manutenção (exterior e interior) - entre os quais produtos ecológicos da gama "Toyota" - produtos de abastecimento (líquido lava-vidros, etc. ), material de retoque e embalagens detinta correspondente à cor exacta do seuveículo, recargas (cartucho para kit deemergência para reparação de um f ur o), etc .
Multimédia
Suporte para smartphone, suporte para tablet ou suporte de navegação semi-integrada, gama de sistemas áudio e de navegação portáteis, gravador de condução, kit de mãos-livres Bluetooth, leitor de DVD, suporte multimédia, ajudas à condução, sistema de indicação do veículo, etc.
Para qualquer intervenção no seu veículo, dirija-se a uma oficina qualificada que disponha da informação técnica, da competência e do material adaptado, algo que a Toyota tem condições para proporcionar.
Barras de tejadilho/Grades de tejadilho
Para instalar barras de tejadilho transversais, utilize as fixações previstas para o efeito:F abra as tampas de fixação em cada barra,F coloque cada fixação na respectiva posição e aparafuse-as uma por uma ao tejadilho,F assegure-se de que as barras de tejadilho estão fixadas correctamente (abanando-a s),F feche as tampas de fixação de cada barra.As barras são permutáveis e adaptáveis em
cada par de fixação.
Para instalar uma grade de tejadilho, utilize as fixações previstas para o efeito:F instale a grade em frente às fixações e bloqueie-as volta a volta no tejadilho,F Assegure-se de que a grade está fixa correctamente (sacudindo-a).
Queira informar-se acerca das legislações nacionais para poder respeitar a regulamentação do transporte de objectos mais longos que o veículo.
O peso máximo autorizado em cada ponto de fixação, para uma altura de carregamento não ultrapassando os 40 cm: 25 kg.Peso por dimensão de veículo:- compacto (L1) com 8 pontos: 200 kg- padrão (L2) e longo (L3) com 10pontos: 250 kgSe a altura ultrapassar os 40 cm, adaptar a velocidade do veículo em função do per fil da estrada, no sentido de não provocar danos na grade ou nas barras do tejadilho e nas fixações do mesmo.
Informações práticas