
33
ProaceVerso_pt_Chap01_instruments-de-bord_ed2019_V02
Indicadores de autonomia
do líquido AdBlue®
A partir do momento em que o nível de reserva do reservatório de AdBlue® tenha sido atingido ou após a detecção de um problema de funcionamento do sistema de despoluição SCR, um indicador permite-lhe saber, assim que ligar a ignição, a estimativa de quilómetros restantes a percorrer antes do bloqueio do arranque do motor.Em caso de detecção simultânea de um problema de funcionamento e de um nível baixo de AdBlue®, é visualizada a autonomia mais baixa.
No caso de risco de impossibilidade de arranque devido à falta de AdBlue®
O dispositivo regulamentar de anti-arranque do motor é activado automaticamente quando o reservatório de AdBlue® está vazio.
Autonomia superior a 2 400 km
Uma pressão neste botão permite a visualização momentânea da autonomia.
Para lá dos 5 000 km o valor não é preciso.
Ao ligar a ignição não surge qualquer informação, relativa à autonomia, no painel de instrumentos.
Para mais informações sobre AdBlue® e sistema SCR e, nomeadamente, sobre a reposição de AdBlue®, consulte a rubrica correspondente.
Autonomia da condução entre 2,400 km e 800 km (1,500 e 500 milhas)
Quando ligar a ignição, esta luz de aviso permanece acesa durante cerca de 30 segundos, sendo acompanhada da apresentação da mensagem ("Top up AdBlue: AdBlue: Starting impossible in x miles/ km") que indica a autonomia de condução em expressa em quilómetros ou milhas.
Atingiu o nível de reser va; recomendamos que ateste o mais rapidamente possível.Estas mensagens serão acompanhadas pela recomendação para não atestar com mais de 10 litros de AdBlue.
Com ecrã tátil
É possível aceder às informações no menu "Condução/Veículo".
1
Instrumentos de bordo

34
ProaceVerso_pt_Chap01_instruments-de-bord_ed2019_V02
Problema de funcionamento associado à falta de AdBlue®Ao ligar a ignição, esta luz avisadora acende-se de forma intermitente, acompanhada por um sinal sonoro e pela visualização da mensagem "Encher com aditivo antipoluição: Arranque interdito".O depósito de 'AdBlue® está vazio : o dispositivo de anti-arranque regulamentar impede o arranque do motor.
Para que consiga colocar o motor em funcionamento, recomendamos que contacte um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou outro profissional devidamente qualificado e equipado. Se efectuar, por si próprio, esta reposição, é essencial que coloque uma quantidade mínima de 3,8 litros de AdBlue® no depósito.
Para mais informações sobre AdBlue® e sistema SCR e, nomeadamente, sobre a reposição de AdBlue®, consulte a rubrica correspondente.
Autonomia de condução entre 800 e 100 km (500 e 60 milhas)Autonomia de condução inferior a 100 km (60 milhas)
Quando ligar a ignição, esta luz de aviso acende, sendo acompanhada de um sinal sonoro (1 bip) e da apresentação de uma mensagem ("Top up AdBlue: Starting impossible in x miles/km") com a indicação da autonomia de condução expressa em quilómetros ou milhas.
Durante a condução, o sinal sonoro e a visualização de uma mensagem serão ativados a cada 100 km (60 milhas) até que ateste a nível. É fundamental que ateste o mais rapidamente possível e antes do depósito ficar completamente vazio, caso contrário não será possível voltar a colocar o motor em funcionamento.
Quando ligar a ignição, esta luz de aviso pisca, sendo acompanhada de um sinal sonoro (1 bip) e da apresentação da mensagem ("Top up AdBlue: Starting impossible in x miles/ km") que indica a autonomia de condução em milhas ou quilómetros.
Durante a condução, o sinal sonoro e a visualização de uma mensagem serão ativados a cada 10 km (6 milhas) até que o depósito de AdBlue seja atestado. É fundamental atestar o mais rapidamente possível e antes do depósito ficar completamente vazio, caso contrário não será possível voltar a colocar o motor em funcionamento.
Instrumentos de bordo

47
ProaceVerso_pt_Chap02_ouvertures_ed2019_V02
Se o seu veículo não estiver equipado com alarme, o trancamento é assinalado pelo acendimento fixo das luzes de mudança de direcção durante cerca de dois segundos.Consoante a versão, os retrovisores exteriores são recolhidos simultaneamente.
Se uma das portas estiver aberta, o trancamento centralizado não será activado.Com o veículo trancado, em caso de destrancamento involuntário, o veículo irá voltar a trancar-se automaticamente passados trinta segundos, excepto se uma porta estiver aberta.E se o seu veículo estiver equipado com alarme, este não se reactivará (com a volumetria mesmo se a tiver desactivado).Pode desativar o abrir e rebater dos espelhos retrovisores exteriores através do comando remoto num concessionário ou reparador Toyota autorizado ou noutro profissional devidamente qualificado e equipado.
Conduzir com as portas trancadas pode tornar o acesso ao habitáculo mais difícil em caso de emergência.Por medidas de segurança (crianças a bordo), nunca abandone o veículo sem o seu comando tátil remoto, mesmo que seja por um curto período de tempo.
Assegure-se de que nada nem ninguém impede o fecho correcto dos vidros.Tenha particular atenção às crianças durante as manobras dos vidros.
Trancamento
F Para trancar totalmente o veículo, rode a chave para a traseira do veículo.Se o seu veículo estiver equipado com alarme, este não se activa.
F Para trancar totalmente o veículo, pressione este botão.
Com a chave
Se uma porta não estiver devidamente fechada (exceto lado direito da porta da retaguarda dividida com vidro):- com o veículo parado e motor em funcionamento, esta luz avisadora acende-se, acompanhada por uma mensagem de alerta durante alguns segundos,- com o veículo em movimento (velocidade superior a 10 km/h), esta luz avisadora acende-se, acompanhada por um sinal sonoro e uma mensagem de alerta durante alguns segundos.
Se presente no seu veículo, a manutenção deste botão pressionado permite o fecho dos vidros. Se libertar o botão o
vidro pára na posição em que se encontrar.
Com o comando tátil remoto
2
Aberturas

48
ProaceVerso_pt_Chap02_ouvertures_ed2019_V02
Trancamento elétrico das portas*
O trancamento elétrico das portas desativa os controlos interiores e exteriores das portas.Do mesmo modo, neutraliza o botão do comando de trancamento centralizado manual.Por isso, nunca deixe ninguém dentro do veículo quando a porta elétrica estiver trancada.
Para efetuar o trancamento elétrico do veículo:F Rode a chave para trás.F Em seguida, no espaço de cinco segundos, rode novamente a chave para
trás.
* Se equipado.
Em simultâneo, consoante a sua versão, os retrovisores eléctricos exteriores rebatem-se.
Com o comando tátil remoto
Para trancar o veículo:
F Prima este botão.
F Em seguida, no espaço de cinco segundos após o trancamento, prima novamente este botão.
Se o seu veículo não tiver um alarme, o trancamento elétrico das portas é assinalado por uma luz fixa dos indicadores da direção durante dois segundos.
Para efetuar o trancamento elétrico do veículo:Com a chave
Assegure-se de que nada nem ninguém impede o fecho correcto dos vidros.Tenha particular atenção às crianças durante o manuseamento dos vidros.
Se presente no seu veículo, a manutençao deste botão pressionado permite o fecho dos vidros. Se libertar o botão, o vidro pára na posição em que se encontrar.
Aberturas

49
ProaceVerso_pt_Chap02_ouvertures_ed2019_V02
Bloqueio electrónico do arranque do motor
O telecomando possui um chip electrónico que tem um código específico. Ao ligar a ignição, este código deve ser reconhecido para que o arranque seja possível.Este bloqueio electrónico do arranque do motor tranca o sistema de controlo do motor, alguns
instantes após desligar a ignição e impede o arranque do motor em caso de roubo.
F Prima este botão.
Localização do veículo
Esta função permite localizar o veículo à distância, nomeadamente em caso de fraca iluminação. O seu veículo deve estar trancado há mais de cinco segundos.
Este facto implica que as luzes do tejadilho
acendam, bem como que os indicadores de mudança de direcção acendam de forma intermitente durante cerca de dez segundos.
Iluminação à distância
Se pressionar brevemente esta tecla acciona a iluminação à distância (mínimos, médios e luzes de chapa de matrícula acendem).
Uma segunda pressão neste botão, antes do final da temporização anula a iluminação à distância.
Protecção anti-roubo
No caso de um problema de funcionamento, o condutor é advertido pelo avisador que acende e por uma mensagem no ecrã. Nesta situação o seu veículo não entrará
Guarde fora do seu veículo a etiqueta fornecida juntamente com as chaves que lhe são entregues aquando da aquisição do seu veículo.
em funcionamento; contacte o mais rapidamente possível um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou outro profissional devidamente qualificado e equipado.
Se presente no veículo.
2
Aberturas

50
ProaceVerso_pt_Chap02_ouvertures_ed2019_V02
Comando(s) de emergência
Trancamento da porta do condutorTrancamento da porta do passageiro dianteiro
F Abra a porta.
Para trancar e destrancar manualmente as portas em caso de disfuncionamento do sistema de trancamento centralizado ou de avaria da bateria.
Se o seu veículo estiver equipado com alarme, este não se desactiva/activa quando abrir/fechar o veículo.A abertura de uma porta desencadeia o alarme que será interrompido ao ligar a ignição.
Trancamento da porta lateral deslizante
F Se presente no seu veículo, certifique-se que a segurança elétrica para crianças não está activada.F Abra a porta.
Destrancamento
F Insira a chave na fechadura da porta e, em seguida, rode-a para a frente.
Destrancamento
Utilize o comando interior de abertura.
Destrancamento
F Utilize o comando interior de abertura.
Para mais informações sobre a segurança para crianças, consulte a rubrica correspondente.
F Retire o tampão, situado no canto da porta.F Insira a chave (sem forçar) no trinco e, em seguida, rode o conjunto.F Retire a chave e instale novamente o tampão.F Feche a porta e verifique o trancamento correcto do veículo a partir do exterior.
F Retire o tampão, situado no canto da porta.F Insira a chave (sem forçar) no trinco e, em seguida, rode o conjunto.F Retire a chave e instale o tampão.F Feche a porta e verifique do exterior se o veículo está bem trancado.
F Insira a chave na fechadura da porta e, em seguida, rode-a para trás.
Aberturas

51
ProaceVerso_pt_Chap02_ouvertures_ed2019_V02
Substituição da pilha
Não deitar para o lixo as pilhas do comando tátil remoto pois elas contêm metais nocivos para o meio ambiente.Entregue-as num ponto de colecta homologado.
No caso de pilha gasta, é advertido pelo accionamento desta luz avisadora, um sinal sonoro e uma mensagem no ecrã.
Reinicialização
Trancar as portas da retaguarda divididas com vidros
F Se presente no seu veículo, verifique que a segurança eléctrica para crianças não está activada.F Abra a porta de bater esquerda.
Pilha ref.: CR1620 / 3 volts.
F Destranque a porta do condutor através da chave.F Pressione um dos botões do comando tátil remoto.
F Coloque a chave na posição 2 (Contact o).F Desligue o motor e retire a chave da ignição.O comando tátil remoto está novamente operacional.
Destrancamento
F Utilize o comando interior de abertura.
Problema de comando tátil
remoto
Após ter desligado a bateria, ter substituído a pilha ou em caso de mau funcionamento do comando tátil remoto, não poderá abrir, fechar ou localizar o seu veículo.F Numa primeira fase, utilize a chave na fechadura para abrir ou fechar o veículo.F Numa segunda fase, reinicialize o comando tátil remoto.Se o problema persistir, contacte o mais rapidamente possível um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou outro profissional devidamente qualificado e equipado.
F Insira a chave (sem forçar) no trinco situado na dobradiça da porta e, em seguida, faça o conjunto deslizar para cima.F Retire a chave.F Feche a porta e verifique o correcto trancamento do veículo a partir do exterior.
F Desprenda a tampa com uma pequena chave de fendas ao nível do entalhe.F Levante a tampa.F Retire a pilha gasta do seu lugar.F Coloque a pilha nova no seu lugar respeitando o sentido de origem.F Prenda a tampa da caixa.
2
Aberturas

53
ProaceVerso_pt_Chap02_ouvertures_ed2019_V02
Circular com as portas trancadas pode dificultar o acesso dos ser viços de emergência ao habitáculo em caso de emergência.Por motivos de segurança (crianças a bordo), nunca abandone o veículo sem oseu comando tátil remoto, mesmo quedurante um curto espaço de tempo.
Sie o seu veículo não esitver equipado com alarme, o trancamento é assinalado pelo acendimento fixo das luzes indicadoras de mudança de direcção durante aproximadamente dois segundos.Em simultâneo, em função da sua versão, os retrovisores exteriores rebatem-se.
Se uma das aberturas permanecer aberta, o trancamento centralizado não é efectuado.Com o veículo trancado, em caso de destrancamento por inadvertência, o veículo voltará a ser trancado automaticamente passados cerca de trinta segundos, salvo se tiver sido aberta uma porta.E, se presente no seu veículo, o alarme é reactivado (com a volumetria mesmo se o tiver desactivado).
Se presente no seu veículo, a manutenção da pressão neste botão permite o fecho dos vidros. Se libertar o botão, o vidro pára na posição em que se encontrar.
Trancamento elétrico das portas*
O trancamento elétrico das portas desativa os controlos interiores e exteriores das portas.Neutraliza, igualmente, o botão do comando centralizado manual.Por isso, nunca deixe ninguém dentro do veículo quando a porta elétrica estiver trancada.
F Pressione este botão.
F Nos cinco segudos após o trancamento, pressione novamente este botão.
Assegure-se de que nada nem ninguém impede o fecho correcto dos vidros.Tenha particular atenção às crianças durante as manobras dos vidros.
Em simultâneo, em função da sua versão, os retrovisores eléctricos exteriores rebatem-se.
Se o seu veículo não tiver um alarme, o trancamento elétrico das portas é assinalado por uma luz fixa dos indicadores da direção durante dois segundos.
Para trancar o veículo:
* Se equipado.
Para trancamento o veículo:
Pode desativar o abrir e rebater dos espelhos retrovisores exteriores num concessionário ou reparador Toyota autorizado ou noutro profissional devidamente qualificado e equipado.
2
Aberturas