33
ProaceVerso_pt_Chap01_instruments-de-bord_ed2019_V02
Indicadores de autonomia
do líquido AdBlue®
A partir do momento em que o nível de reserva do reservatório de AdBlue® tenha sido atingido ou após a detecção de um problema de funcionamento do sistema de despoluição SCR, um indicador permite-lhe saber, assim que ligar a ignição, a estimativa de quilómetros restantes a percorrer antes do bloqueio do arranque do motor.Em caso de detecção simultânea de um problema de funcionamento e de um nível baixo de AdBlue®, é visualizada a autonomia mais baixa.
No caso de risco de impossibilidade de arranque devido à falta de AdBlue®
O dispositivo regulamentar de anti-arranque do motor é activado automaticamente quando o reservatório de AdBlue® está vazio.
Autonomia superior a 2 400 km
Uma pressão neste botão permite a visualização momentânea da autonomia.
Para lá dos 5 000 km o valor não é preciso.
Ao ligar a ignição não surge qualquer informação, relativa à autonomia, no painel de instrumentos.
Para mais informações sobre AdBlue® e sistema SCR e, nomeadamente, sobre a reposição de AdBlue®, consulte a rubrica correspondente.
Autonomia da condução entre 2,400 km e 800 km (1,500 e 500 milhas)
Quando ligar a ignição, esta luz de aviso permanece acesa durante cerca de 30 segundos, sendo acompanhada da apresentação da mensagem ("Top up AdBlue: AdBlue: Starting impossible in x miles/ km") que indica a autonomia de condução em expressa em quilómetros ou milhas.
Atingiu o nível de reser va; recomendamos que ateste o mais rapidamente possível.Estas mensagens serão acompanhadas pela recomendação para não atestar com mais de 10 litros de AdBlue.
Com ecrã tátil
É possível aceder às informações no menu "Condução/Veículo".
1
Instrumentos de bordo
34
ProaceVerso_pt_Chap01_instruments-de-bord_ed2019_V02
Problema de funcionamento associado à falta de AdBlue®Ao ligar a ignição, esta luz avisadora acende-se de forma intermitente, acompanhada por um sinal sonoro e pela visualização da mensagem "Encher com aditivo antipoluição: Arranque interdito".O depósito de 'AdBlue® está vazio : o dispositivo de anti-arranque regulamentar impede o arranque do motor.
Para que consiga colocar o motor em funcionamento, recomendamos que contacte um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou outro profissional devidamente qualificado e equipado. Se efectuar, por si próprio, esta reposição, é essencial que coloque uma quantidade mínima de 3,8 litros de AdBlue® no depósito.
Para mais informações sobre AdBlue® e sistema SCR e, nomeadamente, sobre a reposição de AdBlue®, consulte a rubrica correspondente.
Autonomia de condução entre 800 e 100 km (500 e 60 milhas)Autonomia de condução inferior a 100 km (60 milhas)
Quando ligar a ignição, esta luz de aviso acende, sendo acompanhada de um sinal sonoro (1 bip) e da apresentação de uma mensagem ("Top up AdBlue: Starting impossible in x miles/km") com a indicação da autonomia de condução expressa em quilómetros ou milhas.
Durante a condução, o sinal sonoro e a visualização de uma mensagem serão ativados a cada 100 km (60 milhas) até que ateste a nível. É fundamental que ateste o mais rapidamente possível e antes do depósito ficar completamente vazio, caso contrário não será possível voltar a colocar o motor em funcionamento.
Quando ligar a ignição, esta luz de aviso pisca, sendo acompanhada de um sinal sonoro (1 bip) e da apresentação da mensagem ("Top up AdBlue: Starting impossible in x miles/ km") que indica a autonomia de condução em milhas ou quilómetros.
Durante a condução, o sinal sonoro e a visualização de uma mensagem serão ativados a cada 10 km (6 milhas) até que o depósito de AdBlue seja atestado. É fundamental atestar o mais rapidamente possível e antes do depósito ficar completamente vazio, caso contrário não será possível voltar a colocar o motor em funcionamento.
Instrumentos de bordo
268
Na Toyota, pode encontrar igualmente produtos de limpeza e de manutenção (exterior e interior) - entre os quais produtos ecológicos da gama "Toyota" - produtos de abastecimento (líquido lava-vidros, etc. ), material de retoque e embalagens detinta correspondente à cor exacta do seuveículo, recargas (cartucho para kit deemergência para reparação de um f ur o), etc .
Multimédia
Suporte para smartphone, suporte para tablet ou suporte de navegação semi-integrada, gama de sistemas áudio e de navegação portáteis, gravador de condução, kit de mãos-livres Bluetooth, leitor de DVD, suporte multimédia, ajudas à condução, sistema de indicação do veículo, etc.
Para qualquer intervenção no seu veículo, dirija-se a uma oficina qualificada que disponha da informação técnica, da competência e do material adaptado, algo que a Toyota tem condições para proporcionar.
Barras de tejadilho/Grades de tejadilho
Para instalar barras de tejadilho transversais, utilize as fixações previstas para o efeito:F abra as tampas de fixação em cada barra,F coloque cada fixação na respectiva posição e aparafuse-as uma por uma ao tejadilho,F assegure-se de que as barras de tejadilho estão fixadas correctamente (abanando-a s),F feche as tampas de fixação de cada barra.As barras são permutáveis e adaptáveis em
cada par de fixação.
Para instalar uma grade de tejadilho, utilize as fixações previstas para o efeito:F instale a grade em frente às fixações e bloqueie-as volta a volta no tejadilho,F Assegure-se de que a grade está fixa correctamente (sacudindo-a).
Queira informar-se acerca das legislações nacionais para poder respeitar a regulamentação do transporte de objectos mais longos que o veículo.
O peso máximo autorizado em cada ponto de fixação, para uma altura de carregamento não ultrapassando os 40 cm: 25 kg.Peso por dimensão de veículo:- compacto (L1) com 8 pontos: 200 kg- padrão (L2) e longo (L3) com 10pontos: 250 kgSe a altura ultrapassar os 40 cm, adaptar a velocidade do veículo em função do per fil da estrada, no sentido de não provocar danos na grade ou nas barras do tejadilho e nas fixações do mesmo.
Informações práticas
278
AdBlue® e sistema SCR
para motores Diesel
Para garantir o respeito do ambiente e da nova norma Euro 6, sem alterar o desempenho nem penalizar o consumo de combustível dos seus motores Diesel, a Toyota optou por equipar os seus veículos com um dispositivo que associa o sistema SCR (Redução Catalítica Selectiva) e o filtro de partículas (DPF) para o tratamento dos gases de escape
Sistema SCR
Com o auxílio de um líquido chamado AdBlue® que contém ureia, um catalisador transforma até 85% dos óxidos de azoto (NOx) em azoto e água, inofensivos para a saúde e o meio ambiente.
O AdBlue® é guardado num depósito especial com uma capacidade de: - Euro 5.0: cerca de 22 litros, que permite uma autonomia de condução de, cerca de, 17,000 km (10 500 milhas); - Euro 6.2: cerca de 20 litros, que permite uma autonomia de condução de, aproximadamente, 4 depósitos de combustível, cerca de, 5,000 km (3 000 milhas); depois disso, é ativado um alerta que o avisa que a quantidade remanescente é suficiente apenas para 2,400 km (1 500 milhas).
Durante cada ser viço de manutenção programada, efetuada por um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou por outro profissional igualmente qualificado e equipado, o depósito de AdBlue® será enchido por forma a permitir o normal funcionamento do sistema SCR.
Quando o reser vatório de 'AdBlue® estiver vazio, um dispositivo regulamentar impede o arranque do motorQuando o sistema SCR apresentar um problema de funcionamento, o nível de emissões do seu veículo deixa de estar em conformidade com a regulamentação Euro 6: o seu veículo torna-se poluente.No caso de uma avaria confirmada pelo sistema SCR, deve dirigir-se imediatamente a um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado: depois de percorrer uma distância de 1 100 km, será ativado automaticamente um sistema para evitar que o motor entre em funcionamento.Aquando do enchimento, o débito não deve ultrapassar 40 litros por minuto.
Se a quilometragem estimada entre duas manutenções for superior a 20,000 km (12 500 milhas) para o Euro 5.0 ou mais do que 4 depósitos de combustível, cerca de 5,000 km (3 000 milhas) para o Euro 6.2, recomendamos que se dirija a um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou a um profissional devidamente qualificado e equipado para que este ateste devidamente.
Contacte um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou um profissional devidamente qualificado e equipado para confirmar a norma de emissões Euro.
Informações práticas
279
Abastecimento de AdBlue®
Encher o reser vatório do AdBlue ® é uma operação que consta de todos os ser viços de manutenção do seu veículo executado por um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado.No entanto e considerando a capacidade do depósito, poderá ser necessário efectuar abastecimentos complementares de líquido entre revisões, especialmente se um alerta (luz avisadora e mensagem) assim o indicar.Pode dirigir-se a um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado.Caso pretenda efectuar este abastecimento por si próprio, leia atentamente as seguintes recomendações.
Precauções de utilização
Conserve o AdBlue® fora do alcance das crianças, no seu frasco original.Nunca transvase o AdBlue® para outro recipiente: o aditivo perderá as suas qualidades de pureza.
Utilize somente o líquido AdBlue® em conformidade com a norma ISO 22241.
Nunca dilua o AdBlue® com água.Nunca coloque o AdBlue® no depósito de gasóleo.
Se tiver uma garrafa que não pingue simplifica o enchimento. Pode obter garrafas de 1.89 litros através de um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado.
Nunca faça o abastecimento de 'AdBlue® num distribuidor reservado para veículos pesados.
O AdBlue® é uma solução à base de ureia. Este líquido é não inflamável, incolor e inodoro (conser var num local fresco).Em caso de contacto com a pele, lave a zona afectada com água corrente e sabão. Em caso de contacto com os olhos, lave imediatamente com água corrente e abundante ou com uma solução de lavagem ocular. Em caso de persistência de sensação de ardor ou irritação,
consulte um médico.Em caso de ingestão, lave imediatamente a boca com água limpa e beba bastante água.Em determinadas circunstâncias (por exemplo, temperatura elevada), o risco de libertação de amoníaco não pode ser excluído: não inalar o líquido. Os vapores de amoníaco têm uma acção irritante nas mucosas (os olhos, o nariz e a garganta).ImportanteSe o depósito de AdBlue® do seu veículo estiver completamente vazio (o que é confirmado pelas mensagens de alerta e pela impossibilidade de ligar o motor) deve obrigatoriamente efectuar um abastecimento, no mínimo, de 3,8 litros (ou seja dois frascos de 1, 8 9 l i t r o s).
7
Informações práticas
280
Recomendações de armazenamento
Não guarde os frascos de AdBlue® no seu veículo.
O AdBlue® congela abaixo de -11°C e degrada-se a partir de 25°C. É recomendado que guarde os frascos num local fresco ao abrigo da exposição directa à luz solar.Nestas condições o líquido poderá ser conservado durante pelo menos um ano.Se o líquido congelou, o mesmo poderá ser novamente utilizado uma vez completamente descongelado à temperatura ambiente.
Procedimento
Antes de proceder à reposição do nível, assegure-se que o seu veículo se encontra estacionado numa super fície plana e horizontal.
F Desligue a ignição e retire a chave, ou caso o seu veículo esteja equipado, pressione o botão START/STOP para desligar o motor.
F Para aceder ao reser vatório de AdBlue®, abra a porta dianteira esquerda.F Pela parte inferior, remova a tampa preta.
F Rode o tampão azul um sexto de volta no sentido contrário aos ponteiros do relógio.F Retire o tampão para cima.
Não deite fora os frascos de AdBlue® com os resíduos comuns. Deposite-os num contentor dedicado para este fim ou consulte o seu ponto de venda.
No Inverno, verifique que a temperatura do veículo é superior a - 11ºC. Caso contrário o AdBlue® congelará e não poderá ser inserido no depósito. Guarde o seu veículo num local com uma temperatura moderada durante algumas horas para poder efectuar o abastecimento.
Informações práticas
281
F Após retirar o frasco, no caso de haver derrames, limpe o bocal do depósito com o auxílio de um pano húmido.
No caso de projecções do aditivo, lave imediatamente com água fria ou limpe com o auxílio de um pano húmido.Caso o aditivo tenha cristalizado, elimine-o com o auxílio de uma esponja e de água quente.
F Volte a colocar o tampão azul no bocal do depósito e rode um sexto de volta no sentido dos ponteiros do relógio, até ao limite.
Importante: quando encher após ter ficado sem aditivo, assinalado pela mensagem "Top up emissions additive: Starting prevented" ("Acrescente o aditivo para as emissões: Não permite o funcionamento do veículo"), deve aguardar cerca de 5 minutos antes de ligar de novo a ignição, sem abrir a porta do condutor, destrancar o veículo, inserindo a chave do comando remoto no interruptor de ignição, ou colocando a chave eletrónica do sistema de "Chave inteligente para entrada e arranque" no interior do veículo.
F Obtenha um frasco de AdBlue®. Após verificar a data de validade, leia atentamente as instruções de utilização da etiqueta antes de verter o conteúdo
do frasco no depósito de AdBlue® do seu veículo.
Congelamento do AdBlue®
O AdBlue® gela a temperaturas inferiores a cerca de -11°C.O sistema SCR possui um dispositivo de reaquecimento do depósito de AdBlue® que lhe permite colocar o veículo em movimento em condições climáticas de muito frio.
F Volte a colocar a tampa preta, começando por cima.F Feche novamente a porta.
7
Informações práticas
322
ProaceVerso_pt_Chap08_En-cas-de-panne_ed2019_V02
Para os veículos equipados com um motor Diesel, em caso de falta de combustível, é necessário purgar o circuito de combustível.Para todas as versões que não sejam com AdBlue, consulte a respetiva vista do compartimento do motor.
Falta de combustível (Diesel)
Para mais informações sobre o Restritor de abastecimento incorreto Diesel, consulte a rubrica correspondente.
F Encha o depósito de combustível com, pelo menos, 5 litros de gasóleo.F Abra o capot.F Se necessário, desencaixe a tampa para aceder à bomba manual.F Acione a bomba manual até obter o seu endurecimento (a primeira pressão pode ser dura).F Acione o motor de arranque para ligar o motor (caso o motor não arranque à primeira, aguarde cerca de 15 segundos e volte a tentar).F Sem resultado após algumas tentativas, reaccione a bomba manual e, depois, o motor de arranque.F Volte a instalar a tampa e encaixe-a.F Feche o capot.
Motor 1.6 D
(excepto versão AdBlue)
Se não for possível efectuar o arranque do motor à primeira, não insista e reinicie o procedimento.
Motor AdBlue
F Encha o depósito de combustível com, pelo menos, 5 litros de gasóleo.F Ligue a ignição (sem accionar o motor).F Aguarde cerca de 6 segundos e desligue a ignição.F Repita o processo 10 vezes.F Accione o motor de arranque para accionar
o motor.
Outros motores
F Encha o depósito de combustível com, pelo menos, 5 litros de gasóleo.F Abra o capot.F Se necessário, desencaixe a tampa para aceder à bomba manual.F Acione a bomba manual até obter o seu endurecimento (a primeira pressão pode ser dura).F Acione o motor de arranque para ligar
o motor (caso o motor não arranque à primeira, aguarde cerca de 15 segundos e volte a tentar).F Sem resultado após algumas tentativas, reaccione a bomba manual e, depois, o motor de arranque.F Volte a instalar a tampa e encaixe-a.F Feche o capot.
Em caso de avaria