
.Sistema híbrido27
Como arrancar o veículo
- Certifique-se de que o selector de velocidades está na posição N . - Ligue a ignição rodando a chave para a posição 2 . Se a luz avisadora de pré-aquecimento Diesel estiver acesa (com temperatura exterior negativa), espere que ela se apague antes de arrancar.
- Pressione o pedal do travão, rode a chave de ignição para a posição 3 para lançar o sistema híbrido, de seguida, solte a chave.
- O quadrante e o avisador Ready iluminam-se. O ponteiro do contador de potência efectua um movimento de varrimento que indica que o sistema híbrido está activo, confirmado por uma mensagem; o botão rotativo da consola central está em modo AUTO (modo predefinido no arranque). - O sistema híbrido determina se é necessário arrancar o motor Diesel.
- Com o pedal do travão pressionado, desloque o selector de velocidades para a posição A para avançar ou R (levantando ligeiramente a alavanca) para recuar. - Retire o pé do pedal do travão, pode acelerar. - O travão de estacionamento desactiva-se automaticamente aquando da aceleração, se estiver configurado (caso contrário, desactive manualmente o travão de estacionamento).

.Sistema híbrido29
Selector de modo HYbrid4
O selector proporciona a possibilidade de o utilizador escolher entre quatro modos de motricidade do veículo. Rode o botão para a direita ou para a esquerda, o modo seleccionado é sinalizado pelo acendimento da luz avisadora correspondente.
Modo ZEV , para forçar a circulação com o ZEV , para forçar a circulação com o ZEVsistema eléctrico.
Modo Sport , para tirar partido dos desempenhos máximos do veículo.
Modo 4WD , para forçar a motricidade 4x4.
Modo AUTO , para uma utilização normal e um consumo optimizado.

Sistema híbrido
30
Modo ZEV *
(completamente
eléctrico)
O funcionamento zero emissões do veículo é garantido a 100 % através da propulsão eléctrica. Este modo permite forçar uma circulação silenciosa a velocidade moderada.
* ZEV: Zero Emission Vehicle.
No modo ZEV: - A autonomia e a capacidade de aceleração são limitadas. A velocidade máxima possível é de cerca de 60 km/h. - Em caso de grande solicitação ou de necessidade prioritária, que exija o arranque do motor Diesel, o sistema passa automaticamente para o modo AUTO.
É possível activar quando as condições necessárias estiverem presentes, nomeadamente, se o estado de carga da bateria de alta tensão for suficiente (a partir de 4 barras).
Se as condições não permitirem este modo, aparece no ecrã a mensagem "Modo eléctrico actualmente indisponível". A luz avisadora ZEV apaga-se após alguns segundos de intermitência e a luz avisadora do selector acende-se em AUTO.
Modo Auto
Gera automaticamente o funcionamento dos motores Diesel e eléctrico em função dos parâmetros inerentes ao veículo, das condições de circulação e do modo de condução para optimizar o consumo de combustível do veículo . Este modo irá activar, em particular, uma circulação eléctrica "zero emissões"quando as condições forem requeridas. No modo auto, o motor eléctrico : - pode garantir apenas a mobilidade do veículo até cerca de 60 km/h em circulação eléctrica "zero emissões", em função do estado de carga da bateria, se as condições próprias do veículo forem requeridas e se as necessidades de aceleração forem moderadas, - auxilia o motor Diesel aquando dos arranques e das passagens de velocidades, aquando das acelerações e em caso de motricidade insuficiente do eixo dianteiro (intervém automaticamente nas 4 rodas motrizes ), - deixa de estar activo acima dos 120 km/h.
Este modo padrão a privilegiar é padrão a privilegiar é padrão a privilegiarautomaticamente activado aquando do arranque do sistema híbrido.
Para mais informações sobre o "Arranque automático do motor Diesel ou NÃO acesso ao modo ZEV ", consulte a rubrica correspondente.

Sistema híbrido
32
Indicador de consumo / gestão de energia
O quadro de bordo permite visualizar em tempo real a potência total utilizada, acumulando a eléctrica e a Diesel. Inclui três zonas principais de funcionamento.
Zona POTÊNCIA
Zona que indica um aumento da solicitação de potência acumulada do seu veículo híbrido, tendo em conta as capacidades combinadas do motor Diesel e do motor eléctrico.
Zona CARGA
Zona que indica que o veículo se encontra na fase de recuperação de energia eléctrica: em desaceleração, travagem (parcialmente) e, sobretudo, pé levantado (a privilegiar devido a uma melhor recuperação). Isso permite recarregar a bateria de alta tensão através da utilização de uma energia "gratuita" que será reutilizável aquando das necessidades de energia posteriores.
Zona ECO
Zona que indica que o veículo optimiza o seu consumo de combustível em eléctrico, em Diesel ou combinando os dois. Esta zona corresponde às fases de circulação eléctrica assim como às fases de utilização ideais do motor Diesel que são facilmente acessíveis com uma condução adaptada
(condução flexível "eco-citadina").

.Sistema híbrido35
É possível que seja efectuado o arranque do motor térmico ou que o modo ZEV não esteja disponível, consoante as diferentes condições apresentadas em seguida. O corte do motor térmico ocorrerá automaticamente quando as condições forem eliminadas. Quando as condições mencionadas em seguida fizerem sair do modo ZEV e for efectuado o arranque do motor Diesel, o veículo passa automaticamente para modo AUTO.
Acção do condutor
- Passagem do selector de velocidades para a posição M . - Acção nos comandos (ou manípulos) no volante para mudar as velocidades. - Aceleração contínua e forte. - Utilização do desembaciamento. - Utilização do ar condicionado.
- Se a bateria de alta tensão não estiver suficientemente carregada. 4 barras no mínimo em ZEV para assegurar uma determinada distância (em modo AUTO, o sistema eléctrico é acessível mais rapidamente com um nível de carga inferior). - Quando o nível de combustível entra na reserva (no caso de um consumo importante desta reserva, a interdição ZEV poderá continuar algum tempo após o reabastecimento de combustível). - Durante a regeneração do filtro de partículas, que se activa automaticamente durante 5 a 10 minutos, aproximadamente de 500 em 500 kms (ou menos em caso de circulação urbana prolongada).
Condições meteorológicas e ambientes difíceis
- Se forem necessárias determinadas condições ou exigências de temperatura do motor (como uma temperatura do motor demasiado fria ligada ao ambiente exterior). - Quando a bateria está próxima da carga máxima (por exemplo: na descida de uma colina), uma vez que a recuperação não é possível, o arranque do motor térmico é efectuado automaticamente para assegurar, sozinho, a travagem com o motor. - Quando o veículo aborda uma inclinação acentuada (rampa de estacionameto, ...). - Quando o veículo esteve estacionado numa zona com muito sol durante um período de tempo prolongado. - Quando o veículo se encontra em montanhas (condições de altitude).
Rearranque automático do motor Diesel ou NÃO acesso ao modo ZEV
O seu veículo está equipado com os sistemas de despoluição mais avançados, especialmente com o filtro de partículas (FAP). O seu motor a Diesel produzirá a intervalos regulares energia para o auto-limpador deste filtro. Durante esta fase de regeneração do FAP, o veículo não disporá de energia
eléctrica para funcionar e ver-se-á a mensagem " Modo eléctrico indisponível: Regeneração FAP em curso" .
Manutenção dos desempenhos do sistema
- Quando o veículo ultrapassa os 30 km/h após o arranque (se o motor térmico ainda não tiver ligado depois do arranque).

.Sistema híbrido37
Perguntas frequentes HYbrid4
Modo ZEV (Zero Emissão do Veículo)
PerguntaResposta
Porque é que nem sempre posso passar o veículo para modo ZEV (Zero Emissão do Veículo) mesmo quando há uma carga
importante da bateria?
Esta situação é momentânea. Algumas condições pontuais não permitem passar para modo ZEV, mesmo havendo uma carga da bateria suficiente, como por exemplo, o frio, a altitude, o desembaciamento, uma necessidade de climatização ou de aquecimento mais importante, uma regeneração do filtro de partículas (FAP).
Porque é que, ocasionalmente, surgem alertas de "Modo eléctrico indisponível: regeneração FAP em curso"?
É uma mensagem que corresponde a uma regeneração do filtro de partículas (FAP). É um processo completamente normal que intervém de 400 em 400 ou de 500 em 500 km (ou menos, em caso de condução urbana prolongada), como num veículo HDi clássico. Em princípio este processo não é perceptível ao condutor. Em contrapartida, no caso do veículo híbrido, este fenómeno pode ser perceptível (aquando de circulação urbana), por vezes o motor HDi não pára e esta mensagem aparece periodicamente durante a regeneração.
Porque é que não posso passar o veículo para modo ZEV quando estou a conduzir com o sistema eléctrico em modo AUTO?
A gestão do modo ZEV é diferente da do modo AUTO. Passar para modo ZEV só é possível com uma carga da bateria de 4 barras, no mínimo, para garantir uma autonomia suficiente. Em modo AUTO, o sistema gere sozinho as condições para passar para modo eléctrico
pontualmente para períodos mais curtos e com uma carga da bateria mais baixa.
Porque é que a autonomia em modo ZEV (Zero Emissão do Veículo) é inferior numa subida? A necessidade de energia do veículo é maior numa subida do que em circulação em terreno plano. Convém portanto continuar em modo AUTO, modo que privilegiará o motor Diesel.
Porque é que quando o sistema me obriga a sair do modo ZEV (Zero Emissão do Veículo) não volta automaticamente ao modo ZEV quando as condições o permitem?
Não está previsto privilegiar, custe o que custar, o modo de circulação ZEV,que continua a não ser o modo mais económico. O sistema passa assim automaticamente para modo AUTO.

Sistema híbrido
38
Economia de consumo - Combustível
PerguntaResposta
Como optimizar o meu consumo de combustível? Privilegie o modo AUTO, uma vez que este modo seleciona de forma otimizada a "fonte de energia motriz" a utilizar para reduzir o consumo. É também necessário adaptar a maneira de conduzir às especificidades dos veículos híbridos, a fim de tirar o melhor benefício, por exemplo levantando o pé em vez de travar e antecipando as desacelerações (entrada nas aglomerações, paragem num semáforo, paragem nos stops, etc.)
Porque é que eu não consigo baixar o consumo de combustível quando conduzo frequentemente em modo ZEV (Zero Emissão do Veículo)
Não é o modo ZEV, mas sim o modo AUTO o mais apropriado para reduzir o consumo, porque selecciona de forma otimizada a "fonte de energia motriz". O modo ZEV (funcionamento a 100% eléctrico) permite reduzir em determinados casos o consumo de combustível. Todavia, a recarga da bateria de alta tensão consome energia. É por isso que nós aconselhamos a utilizar o mais frequentemente possível o modo automático.
Porque é que na cidade o computador de bordo apresenta às vezes barras de 10 litros de consumo?
O consumo visualizado instaneamente pode parecer elevado quando a distância percorrida é mínima, mas isso tem, geralmente, pouco impacto e o consumo real mantém-se relativamente baixo. Na cidade, o seu híbrido será muito eficaz em termos de consumo de combustível (cerca de 35% menos que um veículo não híbrido).
Porque é que a minha bateria é raramente carregada no máximo? Uma bateria parcialmente carregada tem um funcionamento normal (em média 4 a 5 barras em modo AUTO). Isto permite manter sempre disponibilidade para recuperar energia gratuita em descidas ou sem carregar no pedal.
Porque há tantas mensagens de alerta de combustível quando se entra na reserva? Para incitar o condutor a abastecer rapidamente combustível e evitar assim perder as funções híbridas.

.Sistema híbrido39
Climatização
PerguntaResposta
Tenho a sensação que quando a climatização ou o aquecimento funciona o veículo funciona menos frequentemente em modo eléctrico. É
verdade?
A necessidade de climatização ou de aquecimento pode exigir o arranque do motor diesel até se alcançar o nível de conforto térmico desejado. O funcionamento híbrido normal é simplesmente retardado. Este tempo será superior por
temperaturas exteriores frias ou muito quentes.
Tenho a impressão que, com temperaturas muito quentes e com a climatização a funcionar, o veículo circula em modo eléctrico por durações mais curtas. É verdade?
Quando está muito calor, a duração de espera do motor Diesel e da circulação em modo eléctrico será necessariamente restrita para limitar a diferença de temperatura em relação ao nível de conforto térmico pré-seleccionado. Havendo muito calor, é sempre possível activar o push Eco OFF (que faz sair de modo ZEV e proíbe circular em modo eléctrico e as paragens do motor) para privilegiar o conforto térmico (mantendo a função de ar condicionado).
Características HYbrid4
PerguntaResposta
É possível rebocar com um veículo híbrido e que peso? Um veículo HYbrid4 permite rebocar entre 500 e 800 kg (ver a rubrica "Reboque"). Isto permite puxar um JetSki ou uma mota por exemplo. A razão "técnica" do limite está ligada à possibilidade de manter uma boa capacidade de arrefecimento do motor térmico, bem como os elementos híbridos que são igualmente arrefecidos pelo circuito de água do motor.
Porque é que o travão do motor parece tão for te? Com o pé levantado, a travagem com o motor resulta essencialmente da recuperação de energia pelo motor eléctrico. Isto provoca uma desaceleração mais importante do que num veículo clássico e permite assim
uma recuperação de energia gratuita.