Page 5 of 336

.
.
Sumário
Luzes de mudança de direcção 126Luzes de perigo 126Chamada de urgência ou de assistência 127Avisador sonoro 127Sistema ESC 128Cintos de segurança 131Airbags 134Cadeiras para crianças 138Desactivação do airbag frontal do passageiro 140Cadeiras para crianças ISOFIX 144Segurança eléctrica para crianças 148
Segurança
Kit de desempanagem provisória de pneus 149Substituição de uma roda 155Correntes de neve 162Substituir uma lâmpada 163Substituir um fusível 170Bateria 176Modo economia de energia 179Substituir uma escova do limpa-vidros 180Reboque do veículo 181Engate de um reboque 183Instalação das barras de tejadilho 185Conselhos de manutenção 186Acessórios 187
Informações práticas
Capot 19 0Motores a gasolina 191Motores Diesel 192Depósito de combustível 193Bloqueador de combustível (Diesel) 195Falta de combustível (Diesel) 197Verifi cação dos níveis 198Controlos 201
Verificações
Motorizações a gasolina 203Pesos a gasolina 205Motorizações Diesel 208Pesos Diesel 210Dimensões 213Elementos de identifi cação 214
Características técnicas
Urgência ou assistência 215Ecrã táctil 217Auto-rádio / Bluetooth 279Auto-rádio 305
O áudio e a telemática
A procura visual
O índice alfabético
Page 7 of 336
.
5
14 956
109
Conhecer o seu veículo
Kit de desempanagem provisória de pneus
Este conjunto é um sistema completo, composto por um compressor e por um cartucho de produto de colmatagem, para efectuar uma reparação provisória dos pneus.
Tecto panorâmico
Equipado com guias luminosos definíveis, este tecto de vidro assegura uma visibilidade e luminosidade incomparáveis no habitáculo.
Ajuda ao estacionamento traseiro
Este equipamento adverte o condutor sobre as suas manobras de recuo detectando os obstáculos situados atrás do veículo.
Exterior
Page 22 of 336

20
Limitar as causas de consumo excessivo
Distribua o peso por todo o veículo. Coloque a bagagem mais pesada no fundo da mala, o mais perto possível dos assentos traseiros. Limite a carga do veículo e minimize a resistência aerodinâmica (barras de tejadilho, porta-bagagens, porta-bicicletas, reboque...). Prefira a utilização de uma caixa de tejadilho. Retire as barras de tejadilho e a grade porta-bagagens após utilização.
No fim do Inverno, retire os pneus de neve e volte a montar os pneus de Verão.
Respeitar as instruções de manutenção
Verifique regularmente, e a frio, a pressão dos pneus, consultando a etiqueta situada na porta do lado do condutor. Efectue esta verificação, especialmente: - antes de uma longa viagem, - a cada mudança de estação, - após um período de paragem prolongado. Não esqueça também a roda sobresselente e os pneus do reboque ou da caravana.
Efectue regularmente a manutenção do veículo (óleo, filtro de óleo, filtro de ar, filtro do habitáculo...) e siga o calendário das operações indicadas no livro de manutenção e de garantias.
No momento de enchimento do depósito de combustível, não insista para além do 3º disparo da pistola para evitar o derrame.
Ao volante de um veículo novo, só após os primeiros 3 000 quilómetros é que obterá uma melhor regularidade no consumo médio de combustível.
Page 107 of 336

105
4
Condução
Park Assist
Este sistema é uma assistência activa ao estacionamento que detecta um espaço de estacionamento e, em seguida, pilota o sistema de direcção para estacionar nesse espaço. Comanda a direcção enquanto o condutor gere a aceleração, a travagem, as velocidades e a embraiagem (caixa de velocidades manual). Durante as fases de entrada e saída de estacionamento, o sistema apresenta informações visuais e sonoras ao condutor, para garantir a segurança da sua manobra. Podem ser necessárias várias manobras para a frente ou para trás.
O sistema Park Assist não pode, em caso algum, substituir a vigilância e a responsabilidade do condutor. O condutor deverá continuar a controlar o seu veículo, assegurando-se que o espaço permanece desimpedido durante a manobra. Em determinadas situações, os sensores podem não detectar pequenos obstáculos situados nos ângulos mortos.
A alteração das dimensões dos pneus (sobredimensionamento, pneus de Inverno,...) pode afectar o bom funcio-namento da função de assistência ao estacionamento.
Durante as fases de manobras, o volan-te efectua rotações rápidas: não segure no volante, não coloque as mãos entre os raios do volante e tenha cuidado com peças de vestuário largas, lenços, malas... Existem riscos de lesão.
Para entrar num espaço entre veículos, o sistema não detecta lugares cujo espaço seja nitidamente inferior ou superior ao tamanho do veículo. A função "Ajuda ao estacionamento" é activada automaticamente durante as manobras, sendo, então, possível que um avisador se acenda no ecrã, acompanhado por um sinal sonoro, sem incidência no estacionamento.
Quando o Park Assist se encontra acti-vado, impede a passagem para o modo STOP do Stop & Start. No modo STOP, a activação do Park Assist efectua novamente o arranque do motor.
A qualquer instante, o condutor pode retomar o comando da direcção, segurando o volante.
O sistema proporciona uma assistência às manobras de entrada e de saída do estacionamento em espaços entre veículos.
Page 112 of 336

110
Condução
Com mau tempo ou no Inverno, assegure-se que os sensores não se encontram cobertos de humidade, gelo ou neve. Ao engrenar a marcha-atrás, um sinal sonoro (bip longo) indica que os sensores podem estar sujos. Determinadas fontes sonoras (motorizada, camião, martelo pneumático...) podem desencadear os sinais sonoros de ajuda ao estacionamento.
Em caso de problema de funcionamento do sistema, ao engrenar a marcha-atrás, este avisador acende-se no painel e/ou é apresentada uma mensagem no ecrã, acompanhada de um sinal sonoro (bip curto). Consulte a rede PEUGEOT ou uma oficina qualificada.
Anomalia de funcionamento
A função será neutralizada automaticamente em caso de engate de um reboque ou de montagem de um suporte de bicicletas (veículo equipado com um atrelado ou um suporte de
bicicletas recomendado pela PEUGEOT).
Neutralização/Activação da ajuda ao estacionamento traseiro
A neutralização da função é efectuada através deste botão. O visor do botão acende-se. Uma nova pressão neste botão reactiva a função. O visor do botão apaga-se.
Page 131 of 336

129
6
Segurança
Funcionamento
Sistema de antibloqueio das rodas (ABS) e repartidor electrónico de travagem (REF)
Em caso de travagem de emergência, pressione com força o pedal sem nunca diminuir o esforço.
Em caso de substituição de rodas (pneus e jantes) tenha atenção para que estas estejam homologadas para o seu veículo. O funcionamento normal do sistema ABS pode manifestar-se por ligeiras vibrações no pedal dos travões.
O acendimento deste avisador, acompanhado por um sinal sonoro e por uma mensagem, indica uma anomalia do sistema ABS o que pode provocar uma perda de controlo do veículo durante a travagem.
O acendimento deste avisador, associado ao avisador de STOP , STOP , STOPacompanhado por um sinal sonoro e por uma mensagem, indica um problema de funcionamento do repartidor electrónico de travagem (REF) o que pode provocar uma perda de controlo do veículo durante a travagem. A paragem é imperativa. Em ambos os casos, consulte a rede PEUGEOT ou uma oficina qualificada.
Page 132 of 336

130
Segurança
Controlo dinâmico de estabilidade (CDS) e antipatinagem das rodas (ASR)
Activação
Estes sistemas são automaticamente activados aquando de cada arranque do veículo. Assim que detectarem um problema de aderência ou de trajectória, estes sistemas agem no funcionamento do motor e dos travões.
Esta acção é assinalada pelo acendimento intermitente deste avisador no quadro de bordo.
Desactivação
Em condições excepcionais (arranque do veículo atolado, imobilizado na neve, num solo movediço...), poderá verificar-se ser útil neutralizar o sistema CDS para deixar patinar as rodas e recuperar a aderência.
O sistema CDS aumenta a segurança na condução normal, mas não deve servir de pretexto para o condutor correr riscos suplementares ou circular a velocidades demasiado elevadas. O funcionamento deste sistema é garantido, desde que sejam respeitadas as recomendações do construtor, no que se refere às rodas (pneus e jantes), aos componentes de travagem, aos componentes electrónicos e aos procedimentos de montagem e intervenções na rede PEUGEOT. Após um acidente, este sistema deve ser verificado num representante da rede PEUGEOT ou por uma oficina qualificada.
Anomalia de funcionamento
Este avisador acende-se e é acompanhado por um sinal sonoro e por uma mensagem no ecrã, se existir um disfuncionamento do sistema. Consulte a rede PEUGEOT ou uma oficina qualificada para verificação do sistema.
Reactivação
O sistema reactiva-se automaticamente após desligar a ignição ou a partir de 50 km/h, excepto para os motores a gasolina 1,6 L THP 155 e THP 200.
No entanto, é aconselhado a activação do sistema assim que possível. Prima este botão. O avisador do botão acende-se: o sistema CDS deixa de estar activo.
Premir de novo este botão para o reactivar manualmente.
Page 151 of 336
149
7
Informações práticas
Este kit é instalado na respectiva caixa, por baixo do piso da mala.
Sistema completo composto por um compressor e por um cartucho de produto de colmatagem, que permite uma reparação temporári a do pneu, de modo a poder dirigir-se à oficina mais próxima. Serve para reparar a maioria dos furos susceptíveis de afectar o pneu, situados no piso ou no flanco do pneu.
Kit de desempanagem provisória de pneus
Acesso ao kit Lista das ferramentas
Todas estas ferramentas são específicas para o seu veículo e podem variar consoante o equipamento. Não as utilize para outros fins.
1. Compressor 12 V. Contém um produto de colmatagem para reparar temporariamente a roda e permite
a regulação da pressão do pneumático. 2. Gancho amovível de reboque.
Para mais informações sobre o gancho amovível de reboque, consulte a rubrica "Reboque do veículo".