CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
1-2 B020B01FC-GPT A RODAGEM NO SEU HYUNDAI (Motor Diesel) Durante os primeiros 1000 Km (600 milhas), não é recomendado nenhum procedimento derodagem para o seu Hyundai. Ne entanto, poderá contribuir para o uso económico e durável do seu Hyundai, cumprindoas seguintes recomendações durante osprimeiros 1000 Km (600 milhas):
o Durante a condução, manter a velocidade do motor (rpm, rotações por minuto) nazona das 3 000 rpm.
o Durante a condução manter a velocidade abaixo dos três quartos do valor máximo.
o Acelere moderadamente. Não acelere a fundo.
o Durante os primeiros 300 Km (200 milhas), tente não fazer travagens bruscas.
o Não conduza com o motor devagar em mudanças altas, use uma mudança baixaquando em velocidade reduzida.
o Ao conduzir depressa ou devagar, varie a sua velocidade de vez em quando.
o Não deixe o motor equipado com catalizador a trabalhar ao ralenti durante mais deminutos.
o Não realize nenhuma actividade de reboque durante os primeiros 1000 Km (600 milhas).
SB010D1-FP USO EM PAÍSES ESTRANGEIROSSe vai conduzir o seu HYUNDAI noutro país, certifique-se de que:
o Cumpre todas as regras com relação a seguros e registos.
o Certifique-se de que existe o combustível recomendado.
SB010E1-FP GASOLINA PARA AR MAIS PURONa contribuiçäo para melhoria do ambiente a Hyundai recomenda a utilizaçäo de gasolinatratada com aditivos de caracteristicasdetergentes que ajudam na prevençäo deformaçäo de sedimentos no motor. Este tipo degasolina ajuda o motor a trabalhar de formamenos poluente e na obtençäo de um controlede emissões atmosféncas mais eficaz. B020A01S-GPT A RODAGEM NO SEU HYUNDAI (Motor Gasolina) Durante os primeiros 2000 Km (1200 milhas),
não é recomendado nenhum procedimento de rodagem para o seu Hyundai.
Ne entanto, poderá contribuir para o uso
económico e durável do seu Hyundai, cumprindoas seguintes recomendações durante osprimeiros 2000 Km (1200 milhas):
o Não conduza a mais de 88 Km/h (55 mph)
o Ao conduzir, manteha as rotações do seu motor entre as 2000 e as 4000 rotações por minuto.
o Acelere moderadamente. Não acelere a fundo.
o Durante os primeiros 300 Km (200 milhas), tente não fazer travagens bruscas.
o Não conduza com o motor devagar em mudanças altas, use uma mudança baixaquando em velocidade reduzida.
o Ao conduzir depressa ou devagar, varie a sua velocidade de vez em quando.
o Não deixe o motor equipado com catalizador a trabalhar ao ralenti durante mais deminutos.
o Não realize nenhuma actividade de reboque durante os primeiros 2000 Km (1200 milhas).
CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
1-52
CALHAS DO TEJADILHO70 kg (154 lb) DISTRIBUÍDO UNIFORMEMENTE B560B01O-APT Interruptor Automático de Corte de Combustível (Motor Gasolina) O interruptor automático de corte de combustível está localizado no compartimento do motor dolado do condutor. No caso de colisão ou impacto súbito, o dispositivo automático de corte de combustívelinterrompe o abastecimento. Se este dispositivofor activado, deverá ser inicializado novamentepremindo o topo do interruptor antes de sepoder colocar o motor em funcionamento denovo. AVISO: Antes de inicializar o interruptor de corte decombustível, a linha de abastecimentodeverá ser inspeccionada procurandoeventuais fugas de combustível.
o Transportar carga ou bagagem na grade
portabagagens pode danificar o veiculo. Quando transportar objectos grandes não os deixe a pender para a traseira ou paraos lados do veiculo.
o Para evitar qualquer dano ou perda de carga, verifique com frequência se amesma e o acessório estão devidamentefixados.
o Conduza sempre a velocidade moderada.
o Para utilizar as barras do tejadilho como porta-bagagens deverá instalar duas ou mais barras laterais antes de o fazer.
o Só após a instalação das barras se torna seguro transportar carga sobre otejadilho.
o O transporte de carga ou bagagem com peso acima do especificado podeprejudicar a estabilidade do veículo.
HFC4001
CUIDADO:
o As seguintes especificações são recomendadas quando carrega a carga ou a bagagem.
B630A01FC-GPT GRADE PORTA-BAGAGENS (Se Instalado) Com este acessório instalado no seu Hyundai,
é possível transportar carga sobre o veículo.
Deverá adquirir num Concessionário autorizado
Hyundai barras de fixação e componentes de fixação para adaptar a grade no seu veiculo.
HFC2106
CONDUZINDO O SEU HYUNDAI
2-10 SC150A1-FP
CONDUZIR NA FORMA ECONOMICA
Pode economizar bastante combustível se seguir estas indicações:
o Conduza devagar. Acelere moderadamente. Não faça grandes acelerações nem travebruscamente, tente manter uma velocidadeconstante. Não acelere com semáforosvermelhos. Tente ajustar a velocidade àvelocidade do trânsito para assim nãoprecisar de fazer alterações de velocidadedesnecessárias. Evite, sempre que possível,tráfego congestionado. Mantenha-se semprea uma distância segura dos veículos que oprecedem para evitar travarrepentinamente, o que causará um desgastenos travões.
o Conduza a uma velocidade moderada. Quanto mais depressa conduzir, maiscombustível gasta. Conduzir a umavelocidade moderada, especialmente emauto-estradas, é uma das formas maiseficazes de economizar combustível.
o Nunca descanse o pé em cima dos pedais de embraiagem ou acelerador, pois paraalém de os desgastar e de causar osobreaque- cimento dos travões, tambémirá aumentar o consumo de combustível.Poderá, ainda, reduzir-lhes eficácia, levandoás mais sérias consequências.
o Tenha sempre a preocupação de verificar o estado dos seus pneus. Mantenha apressão recomendada, pois a pressãoincorrecta, quer seja superior ou inferior,
AVISO: O controlo da tracção é uma ajuda à
condução; todas as precauções normais para condução com condições atmosféricasadversas devem ser observadas.
C300B01O-GPT
Modo TCS ON (Ligado)
No modo TCS ON (ligado), o indicador no
painel de instrumentos não se acende.
NOTA:
1) Desligar o motor uma vez. Depois ligar o motor e o modo TCS ligar-se-áautomaticamente.
2) Quando o controlo da tracção está a funcionar correctamente, poderá sentiruma ligeira pulsação no veículo. Isto éapenas o efeito do comando de travageme não indica nada de anormal.
3) Quando o motor arranca, pode ouvir-se um estalido proveniente docompartimento do motor; no entanto,isto é apenas o som do sistema decontrolo da tracção a ser verificado.
4) Quando circula sobre lama ou neve fresca, ao premir o pedal do aceleradorpode não aumentar a velocidade derotação do motor. C300D01O-GPT
Indicador e Aviso
O indicador deve acender-se quando a chavede ignição é rodada para a posição "ON" ou"START", mas deve apagar-se após trêssegundos. Se o indicador não se acender, mandar verificar o sistema por um concessionário autorizadoHyundai. Se existirem situações anormais neste dispositivo, o TCS acende-se como aviso.Se o TCS se acender, estacionar a viatura numlocal seguro e desligar o motor. Depois, ligar o motor novamente e verificar se o indicador TCS se apaga. Se o indicador se mantiver aceso após o motor estar em funcionamento, mandar verificar osistema por um concessionário autorizadoHyundai. NOTA: Quando o TCS se acende, o sistema decontrolo da tracção é desactivadoautomaticamente por razões de segurança.
CONDUZINDO O SEU HYUNDAI 2-11
o Lembre-se, o seu HYUNDAI não necessita
de um longo período de aquecimento. Assim que o motor esteja a trabalhar, pode arrancarcom o carro. Contudo, em climas mais frios,é aconselhável fazer um aquecimento prévio,durante algum tempo.
o Não sobrecarregue o motor, ou seja, não o obrigue a esforços em mudanças muitosaltas conduzindo a baixa velocidade. Quandoconduzir a uma velocidade mais moderada,deve utilizar uma mudança mais baixa.Sobrecarregar o motor é, pois, obrigá-lo atrabalhar em rotações mais baixas que asdos limites recomendados.
o Utilize o ar condicionado de forma moderada, pois como trabalha com a força do motor,a economia de combustível é reduzidaquando utilizado.
SC160A1-FP
ADERÊNCIA NAS CURVAS
Evite travar ou engrenar mudanças nas curvas,
especialmente com piso escorregadio emolhado. O ideal será fazer sempre as curvascom uma aceleração moderada. Seguindo esteconselho, estará a prolongar a vida dos seuspneus.
SC170A1-FP
CONDUÇÃO DE INVERNO No inverno, as condições climatéricas mais
severas podem trazer problemas para a suaviatura, para além de grande desgaste. Paraminimizar estes problemas da condução deinverno, siga os seguintes conselhos: SC170B1-FP
CONDIÇÕES DE GELO OU NEVE
Para conduzir em neve profunda, é necessárioutilizar pneus próprios para a neve ou protegê-los com correntes. Caso os pneus para a nevesejam necessários, é importante seleccionarpneus equivalentes em tamanho e tipo aosoriginais. A selecção errada dos pneus poderáafectar a segurança da viatura e a suamanutenção. Por outro lado, aceleraçõesrápidas, travagens, guinadas bruscas, tambémpoderão ser muito perigosas. Durante adesaceleração, tra-ve com o motor. Travagensbruscas na neve ou no gelo podem levar ocarro a perder aderência, por isso,convém quemantenha uma distância suficientemente seguraem relação ao carro da frente, para além detravar muito suavemente. Lembre que ascorrentes dão mais força ao veículo mas nãoimpedem de perder a aderência. NOTA: O uso de correntes não é permitido em todos os locais. Antes de as utilizar, revejaa legislação de cada localidade sobre o as-sunto.
resulta num desgaste prematuro dos pneus. Reveja a pressão dos pneus pelo menos uma vez por mês.
o Certifique-se do alinhamento correcto do eixo das rodas. O alinhamento incorrecto pode causar um desgaste prematuro dos pneus, para alémdo consumo excessivo de combustível.
o Mantenha o seu automóvel em boas condições. Para uma maior economia decombustível e reduzidos custos demanutenção, mantenha o seu carro deacordo com o plano de manuntenção descritono capítulo 5. Quanto mais severas foremas condições de condução, mais frequentedeve ser a manutenção do seu veículo. (Vêrcapítulo 5 para mais detalhes).
o Conserve o seu carro sempre limpo. Para um serviço mais cuidado de limpeza ouprevenção de materiais corrosivos, recorraao seu serviço HYUNDAI. É especialmenteimportante que resíduos como a lama, pó,gelo, etc. não se acumulem na parte inferiordo car- ro, pois este peso extra pode levara um maior consumo de combustível etambém pode contribuir para a corrosão.
o Viaje com o mínimo de peso possível. O peso é um inimigo para a economia decombustível.
o Não deixe o motor ao ralenti para além do tempo necessário. Se estiver parado (sem ser no tráfego), desligue o motor e volte a ligar só quandose preparar para partir.
CONDUZINDO O SEU HYUNDAI 2-15
CUIDADO: Uma distribuição imprópria da carga no in- terior do atrelado e do seu carro pode afectarsériamente a performance da direcção e dostravões causando um grave acidente.
C190F02A-GPT
CONSELHOS PARA REBOCAR
1. Antes de rebocar, verifique o estado do gancho e correntes de segurança bem como o bom funcionamento das luzes avisadoras(travões, mudança de direcção e depresença).
2. Conduza o veículo sempre a uma velocidade moderada (menos de 100 Kms/H).
3. Rebocar um atrelado requere mais combustível do que em condições normaisde condução.
4. A fim de manter a eficiência de redução do motor e o rendimento de carga eléctrica nãoutilize a 5 a
velocidade (ca. velocidades man-
ual) ou "overdrive" (caixa automática).
5. Mantenha os objectos dentro do atrelado devidamente arrumados para evitar que sedesloquem durante a condução.
6. Verifique a condição e a pressão de ar dos pneus do atrelado e do carro. Verifiquetambém o pneu sobressalente.
7. A combinação veículo/atrelado é mais afectada por ventos cruzados ou laterais.Quando passar por um veículo de maioresdimensões, mantenha uma velocidadeconstante e a direcção a direito. Se existir demasiado vento lateral abrande para sairda turbuléncia de ar provocada pelo outroveículo.
8. Quando estacionar, especialmente numa colina, siga todas as precauções normais.Vire as rodas de frente para a periferia,accione o travão de mão firmemente eengate a 1 a
velocidade ou marcha atrás.
Adicionalmente coloque calços nos pneusdo atrelado.
9. Verifique os sitema eléctrico dos travões do atrelado.
10. Durante a viagem, venifique ocasionalmente se a carga está segura e se as luzes doatrelado funcionam.
11. Evite arranques e travagens bruscas.
12. Evite mudanças de direcção repentinas.
13. Evite manter o pedal de travão pressionado longamente ou frequentemente. Isto poderá causar sobreaquecimento dos travõesreduzindo a eficiência dos travões.
14. Use uma mudança baixa e utilize o efeito de redução do motor em descidas. Em subidasutilize uma mudança baixa e reduza avelocidade.
15. Se tiver de para numa subida, não mantenha o veículo no lugar pressionando o acelarador.Isto pode causar um sobreaquecimento dacaixa automática. Use o travão de mão ou opedal de travão.
AVISO: As especificações a seguir indicadas são as recomendadas para rebocar um atrelado. Opeso de carga do atrelado não pode excederos valores no quadro abaixo.
kg
Ponto de união
C190E01FC
Transmissão manualTransmissãoautomática
Atrelado
1,300 1,100
550 Gancho
52
Carga máximarebocável
Com
travóes
1.5 Diesel
1.6/1.8 L 1.6/1.8 L
Sem travóes