
.Sistema híbrido35
É possível que seja efectuado o arranque do motor térmico ou que o modo ZEV não esteja disponível, consoante as diferentes condições apresentadas em seguida. O corte do motor térmico ocorrerá automaticamente quando as condições forem eliminadas. Quando as condições mencionadas em seguida fizerem sair do modo ZEV e for efectuado o arranque do motor Diesel, o veículo passa automaticamente para modo AUTO.
Acção do condutor
- Passagem do selector de velocidades para a posição M . - Acção nos comandos (ou manípulos) no volante para mudar as velocidades. - Aceleração contínua e forte. - Utilização do desembaciamento. - Utilização do ar condicionado.
- Se a bateria de alta tensão não estiver suficientemente carregada. 4 barras no mínimo em ZEV para assegurar uma determinada distância (em modo AUTO, o sistema eléctrico é acessível mais rapidamente com um nível de carga inferior). - Quando o nível de combustível entra na reserva (no caso de um consumo importante desta reserva, a interdição ZEV poderá continuar algum tempo após o reabastecimento de combustível). - Durante a regeneração do filtro de partículas, que se activa automaticamente durante 5 a 10 minutos, aproximadamente de 500 em 500 kms (ou menos em caso de circulação urbana prolongada).
Condições meteorológicas e ambientes difíceis
- Se forem necessárias determinadas condições ou exigências de temperatura do motor (como uma temperatura do motor demasiado fria ligada ao ambiente exterior). - Quando a bateria está próxima da carga máxima (por exemplo: na descida de uma colina), uma vez que a recuperação não é possível, o arranque do motor térmico é efectuado automaticamente para assegurar, sozinho, a travagem com o motor. - Quando o veículo aborda uma inclinação acentuada (rampa de estacionameto, ...). - Quando o veículo esteve estacionado numa zona com muito sol durante um período de tempo prolongado. - Quando o veículo se encontra em montanhas (condições de altitude).
Rearranque automático do motor Diesel ou NÃO acesso ao modo ZEV
O seu veículo está equipado com os sistemas de despoluição mais avançados, especialmente com o filtro de partículas (FAP). O seu motor a Diesel produzirá a intervalos regulares energia para o auto-limpador deste filtro. Durante esta fase de regeneração do FAP, o veículo não disporá de energia
eléctrica para funcionar e ver-se-á a mensagem " Modo eléctrico indisponível: Regeneração FAP em curso" .
Manutenção dos desempenhos do sistema
- Quando o veículo ultrapassa os 30 km/h após o arranque (se o motor térmico ainda não tiver ligado depois do arranque).

.Sistema híbrido37
Perguntas frequentes HYbrid4
Modo ZEV (Zero Emissão do Veículo)
PerguntaResposta
Porque é que nem sempre posso passar o veículo para modo ZEV (Zero Emissão do Veículo) mesmo quando há uma carga
importante da bateria?
Esta situação é momentânea. Algumas condições pontuais não permitem passar para modo ZEV, mesmo havendo uma carga da bateria suficiente, como por exemplo, o frio, a altitude, o desembaciamento, uma necessidade de climatização ou de aquecimento mais importante, uma regeneração do filtro de partículas (FAP).
Porque é que, ocasionalmente, surgem alertas de "Modo eléctrico indisponível: regeneração FAP em curso"?
É uma mensagem que corresponde a uma regeneração do filtro de partículas (FAP). É um processo completamente normal que intervém de 400 em 400 ou de 500 em 500 km (ou menos, em caso de condução urbana prolongada), como num veículo HDi clássico. Em princípio este processo não é perceptível ao condutor. Em contrapartida, no caso do veículo híbrido, este fenómeno pode ser perceptível (aquando de circulação urbana), por vezes o motor HDi não pára e esta mensagem aparece periodicamente durante a regeneração.
Porque é que não posso passar o veículo para modo ZEV quando estou a conduzir com o sistema eléctrico em modo AUTO?
A gestão do modo ZEV é diferente da do modo AUTO. Passar para modo ZEV só é possível com uma carga da bateria de 4 barras, no mínimo, para garantir uma autonomia suficiente. Em modo AUTO, o sistema gere sozinho as condições para passar para modo eléctrico
pontualmente para períodos mais curtos e com uma carga da bateria mais baixa.
Porque é que a autonomia em modo ZEV (Zero Emissão do Veículo) é inferior numa subida? A necessidade de energia do veículo é maior numa subida do que em circulação em terreno plano. Convém portanto continuar em modo AUTO, modo que privilegiará o motor Diesel.
Porque é que quando o sistema me obriga a sair do modo ZEV (Zero Emissão do Veículo) não volta automaticamente ao modo ZEV quando as condições o permitem?
Não está previsto privilegiar, custe o que custar, o modo de circulação ZEV,que continua a não ser o modo mais económico. O sistema passa assim automaticamente para modo AUTO.

1
O controlo de funcionamento55
Avisadores de alerta
Com o sistema híbrido activo ou veículo em movimento, o acendimento de um dos avisadores seguintes indica o aparecimento de uma anomalia que necessita da intervenção do condutor. Qualquer anomalia, que provoque o acendimento de um avisador de alerta, deve ser alvo de um diagnóstico complementar lendo a mensagem no ecrã multifunções. Em caso de problema, não hesite em consultar a rede PEUGEOT ou uma oficina qualificada.
AvisadorAcendimento CausaAcções / Observações
STOP fixo, associado a um outro avisador de alerta, acompanhado por um sinal sonoro e uma mensagem no ecrã.
Está associado à travagem à direcção assistida, à pressão de óleo motor ou à temperatura do líquido de arrefecimento ou o sistema híbrido.
A paragem é imperativa nas melhores condições de segurança. Estacione, desligue a ignição e entre em contacto com a rede PEUGEOT.
Service temporariamente. Anomalias menores, sem um avisador específico. Identifique a anomalia através da mensagem que surge no ecrã como, por exemplo: - o sistema híbrido, - o fecho das portas, da mala ou do capot, - o nível do óleo motor, - o nível do líquido do lava-vidros, - a pilha do telecomando, - a saturação do filtro de partículas (Diesel). Para as outras anomalias, consulte a rede PEUGEOT ou uma oficina qualificada .
fixo. São apresentadas as anomalias maiores, sem avisador específico. Identifique a anomalia através da mensagem apresentada no ecrã e consulte imperativamente a rede PEUGEOT ou uma oficina qualificada .
FAP: filtro de partículas, Diesel
fixo, associado temporariamente à mensagem de risco de entupimento do FAP.
Isso indica um início de saturação do filtro de partículas. Desde que as condições de circulação o permitam, regenere o filtro circulando a uma velocidade de, no mínimo, 60 km/h até à extinção do avisador de serviço.
fixo. Isso indica um nível mínimo do depósito de aditivo gasóleo. Mande efectuar o abastecimento na rede PEUGEOT ou numa oficina qualificada .