Page 156 of 257

2- 16 QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
C130A01LZ-APT
PROGRAMA ELECTRÓNICO DE ESTABILIDADE (ESP) (Se instalado)
Ao conduzir em estradas com pouca aderência, o programa electrónico deestabilidade (ESP) evita que as rodas patinem excessivamente, ajudando assim o veículo a acelerar. Permitetambém um melhor controlo da aderência e da direcção ao fazer curvas. C310A01TBControlo de Deslizamento (SLIP)
Evita que as rodas patinem
excessivamente no arranque ou aofazer curvas em aceleração em pisos com pouca aderência, de modo a não perder a aderência ao solo das rodasda frente. Conselhos para a Condução
O ESP não aplica os travões de forma
activa. Certifique-se de que reduz suficientemente a velocidade antes de entrar numa curva.
!
CUIDADO:
Quando o indicador do ESP começa
a "piscar" isso indica que o controlo de deslizamento (SLIP) foi desactivado. Indica também que a estrada está escorregadia ou que oveículo está a acelerar excessivamente. Nesta situação, reduza a pressão no acelerador emantenha uma velocidade moderada.! AVISO:
O programa electrónico de
estabilidade é apenas um auxiliar para a condução; devem sempre ser observadas todas as precauçõesnormais ao conduzir com condições climatéricas adversas e em estradas com pouca aderência.
C130B01LZ-APT
Ligar e desligar o modo ESP
Quando o ESP está activado, o
indicador do ESP no painel deinstrumentos "pisca".
Se desactivar o sistema premindo o
interruptor ESP, o indicador ESP-OFF,acende-se e mantém-se acesso.Quando o ESP está desactivado, o controlo de deslizamento (SLIP) também está desactivado. Ajuste asua condução de forma adequada. Para voltar a ligar o sistema, prima novamente o interruptor. O indicadorESP-OFF apaga-se.
TB por-2.p65 7/19/2005, 3:44 PM
16
Page 166 of 257
3. PROBLEMAS NA ESTRADAQue fazer numa emergência
Se o motor não arrancar ............................................................... 3-2
Utilização de bateria auxiliar para arranque do motor .................... 3-3
Se o motor sobreaquecer ................................................................ 3-4
Pneu sobresselente ......................................................................... 3-6
Se tiver um furo ............................................................................... 3-7
Se o seu veículo necessitar de ser rebocado ..............................3-12
Reboque de emergênci a ................................................................ 3-14
Se perder as suas chaves ............................................................ 3-15
3
TB por-3.p65 7/19/2005, 3:56 PM
1
Page 168 of 257

QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA 3- 3
!
HTB218
D020A02A-APT
UTILIZAÇÃO DE BATERIA AUXILIAR PARA ARRANQUE DOMOTOR AD020D1-AP
SE O MOTOR FALHAR DU- RANTE A CONDUÇÃO
1. Reduza a velocidade gradualmente,
mantendo-se em linha recta. Saia da estrada com cuidado.
2. Ligue as luzes de emergência.
3. Tente arrancar com o motor. Se o carro não trabalhar veja as instruções "Se o motor nãoarrancar".
Bateriasem paralelo Bateriadescar- regada
AVISO:
Utilizar uma bateria para auxiliar o
arranque do motor, pode ser perigoso!! Siga atentamente estasinstruções, caso contrário, poderá ocorrer um acidente ou algum dano no veículo. Se não estiver segurode como seguir estas instruções, procure ajuda qualificada. As baterias dos automóveis contêmácido sulfúrico que, para além de ser venenoso, é altamente corrosivo. Quando tiver que se servir de uma bateria para auxiliar o arranque do motor, coloque unsóculos protectores e tome cuidado para que não lhe caia ácido sobre a roupa nem sobre o veículo. o Se, acidentalmente, lhe cair ácido
numa vista ou sobre a pele, tireimediatamente a roupa que possaconter o ácido e lave a zona afectada com bastante água du- rante 15 minutos, aproximadamente.Consulte de imediato o médico. Se precisar de ser transportado de emergência para um centro médico,continue a aplicar água na zona afectada com uma esponja ou pano.
o O gás libertado pela bateria durante a operação de utilização de bateria auxiliar é altamente explosivo. Nãofume, nem faça lume nas suas proximidades.
o A bateria a ser utilizada nesta operação, será de 12 Volts. Senão puder assegurarse da voltagem da bateria, não a utilize nestaoperação.
o Para fazer uma associação em paralelo de baterias para arranque de motor, siga exactamente as seguintes instruções:
TB por-3.p65 7/19/2005, 3:56 PM
3
Page 172 of 257

QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA 3- 7
HTB230HTB154 SD070A1-FP
MUDANÇA DE UMA RODA
SD050C1-FP
RODA SOBRESSELENTE
Retire a porca de fixação para poder tirar a roda sobresselente.Para recolocar a roda sobresselenteno respectivo compartimento, apertefirmemente com os dedos a porca de fixação até que não sinta folga. SD060A1-FP
SE TIVER UM FURO
Se um pneu se fura enquanto conduz:
1. Tire o pé do acelerador e deixe que a viatura continue em frente. Não carregue no travão, nem tente sair da estrada, pois isto poderá causar perca de controlo do veículo.Quando o veículo alcançar uma velocidade prudente, trave cuidadosamente e saia da estrada.Afaste-se da estrada tanto quanto possível e pare num solo nivelado e firme. Se segue numa auto-estradaestacione na berma e aguarde auxílio.
2. Quando o veículo parar, acenda os sinalizadores de emergência (hazzard), accione o travão de mão/estacionamento ou coloque o selector em"P"(aut) ou engrene a marcha-atrás(caixa-mecânica).
3. Faça com que todos os passageiros saiam do veículo. Assegure-se dasua saída pelo lado oposto ao dotrânsito.
4. Troque a roda de acordo com as seguintes instruções: O procedimento que se descreve naspróximas páginas, pode utilizar-se tanto para trocar as rodas, como para mudá-las quando estão furadas.Quando se preparar para mudar uma roda furada, verifique se a alavanca das mudanças está em "P" (caixaautomática) ou marcha atrás (mecânica) e o travão de mão accionado, então:
TB por-3.p65
7/19/2005, 3:56 PM
7