1- 4 CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
B020B01FC-GPT A RODAGEM NO SEU HYUNDAI (Motor Diesel) Durante os primeiros 1000 Km (600 milhas), não é recomendado nenhum procedimento de rodagem para o seu Hyundai.Ne entanto, poderá contribuir para ouso económico e durável do seuHyundai, cumprindo as seguintes recomendações durante os primeiros 1000 Km (600 milhas):
B020A01S-GPT A RODAGEM NO SEU HYUNDAI (Motor Gasolina) Durante os primeiros 2000 Km (1200
milhas), não é recomendado nenhum procedimento de rodagem para o seu Hyundai. Ne entanto, poderá contribuir para o
uso económico e durável do seuHyundai, cumprindo as seguintes recomendações durante os primeiros 2000 Km (1200 milhas):
o Não conduza a mais de 88 Km/h (55 mph)
o Ao conduzir, manteha as rotações
do seu motor entre as 2000 e as 4000 rotações por minuto.
o Acelere moderadamente. Não acelere a fundo.
o Durante os primeiros 300 Km (200
milhas), tente não fazer travagensbruscas.
o Não conduza com o motor devagar em mudanças altas, use uma mudança baixa quando em velocidade reduzida. o Ao conduzir depressa ou devagar,
varie a sua velocidade de vez emquando.
o Não deixe o motor equipado com
catalizador a trabalhar ao ralentidurante mais de minutos.
o Não realize nenhuma actividade
de reboque durante os primeiros2000 Km (1200 milhas). o Durante a condução, manter a
velocidade do motor (rpm, rotaçõespor minuto) na zona das 3000 rpm.
o Durante a condução manter a
velocidade abaixo dos três quartosdo valor máximo.
o Acelere moderadamente. Não acelere a fundo.
o Durante os primeiros 300 Km (200
milhas), tente não fazer travagensbruscas.
o Não conduza com o motor devagar em mudanças altas, use umamudança baixa quando em velocidade reduzida.
o Ao conduzir depressa ou devagar, varie a sua velocidade de vez em quando.
o Não deixe o motor equipado com catalizador a trabalhar ao ralentidurante mais de minutos.
o Não realize nenhuma actividade de reboque durante os primeiros1000 Km (600 milhas).
2- 16 QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
AVISO:
O sistema de travões ABS não evitaré acidentes devido amanobras de condução impróprias e perigosas. Mesmo que o controlo do veiculo seja melhorado com osistema ABS em travagens de emergência, mantenha sempre uma distancia segura para osveículos de frente. A velocidade do veiculo deve ser sempre moderada em estradas decondições difíceis. As distancias de travagem em veículos equipados com o sistema anti-bloqueio das rodas são maiores do que em veículos sem este sistema nas seguintes condições:
o Condução em estradas em más condições, estradas com terra ou estradas cobertas de neve.
o Condução com correntes para o gelo.
o Condução em estradas em que a superfície da estrada é picadaou com alturas diferentes no asfalto.!
SC150A1-FP
CONDUZIR NA FORMA ECONOMICA
Pode economizar bastante
combustível se seguir estas indicações:
o Conduza devagar. Acelere
moderadamente. Não faça grandes acelerações nem trave bruscamente, tente manter umavelocidade constante. Não acelere com semáforos vermelhos. Tente ajustar a velocidade àvelocidade do trânsito para assim não precisar de fazer alterações de velocidade desnecessárias.
Nestas estradas a condução deve
ser feita em velocidades reduzidas.A segurança de um veiculo equipado com o sistema ABS não deve ser testado em condução dealta velocidade ou em curvas. Este procedimento pode pôr em perigo a sua segurança bem como a deoutros.
C120A02A-APT SISTEMA DE TRAVAGEM ANTI- BLOQUEIO (Se instalado) O sistema de travagem anti-bloqueio (ABS) destina-se a evitar o bloqueiode uma roda durante uma travagem de emergência ou em pisos muito irregulares. Um computador controlaa velocidade das rodas e a pressão do óleo aplicada a cada uma das rodas. Nestas circunstências, numasituação de emergência, o ABS aumentará a segurança durante as travagens. NOTA: Durante o funcionamento do sistema ABS, poderá sentir-se um ligeiro pulsar ou vibração no pedal dos travões, durante travagensbruscas ou quando o piso da estrada é muito irregular. Poderá também ouvir-se um ruido nocompartimento do motor. Estas situações são normais e indicam que o ABS está a funcionar emcondições.
QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA 2- 17
Evite, sempre que possível, tráfego congestionado. Mantenha-se sempre a uma distância segurados veículos que o precedem para evitar travar repentinamente, o que causará um desgaste nostravões.
o Conduza a uma velocidade moderada. Quanto mais depressa conduzir, mais combustível gasta. Conduzir a uma velocidademoderada, especialmente em auto- estradas, é uma das formas mais eficazes de economizarcombustível.
o Nunca descanse o pé em cima dos pedais de embraiagem ouacelerador, pois para além de os desgastar e de causar o sobreaque- cimento dos travões, também iráaumentar o consumo de combustível. Poderá, ainda, reduzir-lhes eficácia, levando ásmais sérias consequências.
o Tenha sempre a preocupação de verificar o estado dos seus pneus. Mantenha a pressão recomendada, pois a pressão incorrecta, quer sejasuperior ou inferior, resulta num desgaste prematuro dos pneus. o Viaje com o mínimo de peso
possível. O peso é um inimigo para a economia de combustível.
o Não deixe o motor ao ralenti para
além do tempo necessário. Se estiver parado (sem ser no tráfego), desligue o motor e volte a ligar só quando se preparar parapartir.
o Lembre-se, o seu HYUNDAI não necessita de um longo período de aquecimento. Assim que o motor esteja a trabalhar, pode arrancarcom o carro. Contudo, em climas mais frios, é aconselhável fazer um aquecimento prévio, durantealgum tempo.
o Não sobrecarregue o motor, ou seja, não o obrigue a esforços emmudanças muitos altas conduzindo a baixa velocidade. Quando conduzir a uma velocidade maismoderada, deve utilizar uma mudança mais baixa. Sobrecarregar o motor é, pois,obrigálo a trabalhar em rotações mais baixas que as dos limites recomendados.
o Utilize o ar condicionado de forma moderada, pois como trabalha com
Reveja a pressão dos pneus pelo menos uma vez por mês.
o Certifique-se do alinhamento correcto do eixo das rodas. O alinhamento incorrecto pode causar um desgaste prematuro dos
pneus, para além do consumo excessivo de combustível.
o Mantenha o seu automóvel em boas condições. Para uma maioreconomia de combustível e reduzidos custos de manutenção, mantenha o seu carro de acordocom o plano de manuntenção descrito no capítulo 5. Quanto mais severas forem as condições decondução, mais frequente deve ser a manutenção do seu veículo. (Vêr capítulo 5 para mais detalhes).
o Conserve o seu carro sempre limpo. Para um serviço maiscuidado de limpeza ou prevençãode materiais corrosivos, recorra ao seu serviço HYUNDAI. É especialmente importante queresíduos como a lama, pó, gelo, etc. não se acumulem na parte inferior do carro, pois este pesoextra pode levar a um maior consumo de combustível e também pode contribuir para a corrosão.
2- 18 QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
C160B02A-GPT
CONDIÇÕES DE GELO OU NEVE
Para conduzir em neve profunda, é necessário utilizar pneus próprios paraa neve ou protegê-los com correntes. Caso os pneus para a neve sejam necessários, é importante seleccionarpneus equivalentes em tamanho e tipo aos originais. A selecção errada dos pneus poderá afectar a segurançada viatura e a sua manutenção. Por outro lado, acelerações rápidas, travagens, guinadas bruscas, tambémpoderão ser muito perigosas. Durante a desaceleração, trave com o motor. Travagens bruscas na neve ou nogelo podem levar o carro a perder aderência, por isso,convém que mantenha uma distânciasuficientemente segura em relação ao carro da frente, para além de travar muito suavemente. Lembre queas correntes dão mais força ao veículo mas não impedem de perder a aderência.
SC160A1-FP
ADERÊNCIA NAS CURVAS
Evite travar ou engrenar mudanças
nas curvas, especialmente com pisoescorregadio e molhado. O ideal será fazer sempre as curvas com uma aceleração moderada. Seguindo esteconselho, estará a prolongar a vida dos seus pneus. SC170A1-FP CONDUÇÃO DE INVERNO No inverno, as condições climatéricas mais severas podem trazer problemas para a sua viatura, para além de grande desgaste. Para minimizarestes problemas da condução de inverno, siga os seguintes conselhos: a força do motor, a economia decombustível é reduzida quando utilizado.
!
NOTA: O uso de correntes não é permitido
em todos os locais. Antes de as utilizar, reveja a legislação de cadalocalidade sobre o assunto.
CUIDADO:
Não utilize correntes em pneus 185/
55 R15 para evitar danificar a carroçaria.